Apresentação

IV EPHIS E A PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA
Chegamos ao IV Encontro de Pesquisa em História (EPHIS), evento organizado pelos discentes dos cursos de graduação e pós-graduação em História da UFMG. Desde 2012, o evento registra crescimento do número de inscrições e ofertas de Simpósios Temáticos, Mesas de Comunicação Livres e Minicursos elaborados por pesquisadores discentes de diferentes instituições universitárias do país. A diversidade de temas e métodos de pesquisa abordados nas programações de cada edição do EPHIS é uma das principais características desse evento cuja missão é oferecer um espaço aberto de discussão e debate acerca das pesquisas discentes.
Em 2015, a programação do EPHIS será de 4 dias intensos de trabalhos em 20 Simpósios Temáticos, 15 Minicursos e 8 Mesas de Comunicações Livres, espaços onde serão apresentados os mais de 390 trabalhos inscritos. Cada dia se encerrará com uma Mesa Redonda que colocará em diálogo professores e pesquisadores da UFMG e outras instituições universitárias. Nessas Mesas Redondas, o assunto central a ser debatido é a Pós-Graduação em História no Brasil, seus diversos rumos e perspectivas, ainda que delimitados por temas como a História Antiga, Medieval e da África contemporânea.
No ensejo das comemorações dos 25 anos do Programa de Pós-graduação em História da UFMG (PPGHIS-UFMG), o EPHIS elegeu como tema da sua quarta edição o debate acerca da diversidade das pesquisas de pós-graduação dessa área do conhecimento no país. Ao longo da divulgação do evento, foram publicados vídeos de professores e alunos do PPGHIS-UFMG que apresentavam as experiências particulares e coletivas relacionadas às suas pesquisas e outras iniciativas que fazem parte do cotidiano acadêmico, como a edição de revistas e organização de eventos científicos. Durante o IV EPHIS, esperamos que essas experiências possam ser trocadas com as de alunos e professores de outros programas e instituições universitárias, novamente em busca do reconhecimento e produção da diversidade do conhecimento histórico.